Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Ver para crer!

As vezes fico pensando se todo mundo acredita realmente nas coisas que escrevo aqui.

Por vezes, mesmo com foto, fica completamente duvidosa a informação.

Mas nos últimos 2 meses me deparei com algumas coisas que publiquei aqui usando fotos da net, como no caso do chinglish (que as imagens foram dos livros publicados sobre o tema e as fotos das excentricidades que vendem no Taobao.

Ai não deu para evitar e fotografei.

Vejam que nem o Carrefour escapa desse idioma especialmente criado desse lado do mundo:

IMG_1218

 

E para quem viu as fotos do Taobao que publiquei e pensou: ‘ter no site é uma coisa, mas as pessoas usarem é outra’… Aqui vai a prova de que se existe para vender no Taobao é porque o chinês usa e gosta sim! =] Haja visto a mocinha da foto abaixo com o tênis da Hello Kitty passeando no shopping em pleno sábado à tarde!

IMG_2358IMG_2357

 

E quem duvidou que alguém pudesse colocar na sua casa ou comercio um daqueles sofás de design ultra criativos, achei a estrela no salão aqui perto de casa!

IMG_1935

Bom, então é assim: nunca duvidem das coisas que ouvirem sobre a China. às vezes pode haver um pouco de exagero. Mas dificilmente as pessoas estão inventando! É que tem coisas aqui que só vendo mesmo para acreditar.

E para finalizar, já falei sobre superstições e crenças que são muito fortes entre o povo chinês. Entre elas está o fato das palavras branco e quatro terem um som muito próximo da palavra morte. Então não dê de presente nada embrulhado em papel branco e tenha muito cuidado com o numero 4. Na hora de dar um presente em dinheiro para o chinês não deve haver nenhum 4 na quantia, por exemplo 804, 466, 346. E por ai vai. Se o 4 fizer parte desse numero, o presente será mal recebido (mas nunca devolvido, porque jamais ouvi falar de chinês que recusa dinheiro) e poderá criar uma situação dificil com o presenteado. Da mesma forma, não se comemora aniversário de 4 e nem de 44 anos. Uma amiga comemorou o seu no ano passado e o motorista dela ficou inconformado, mesmo ela tentando convencê-lo que 4+4=8 e 8 é o numero da prosperidade, da sorte e do infinito.

Essa repugnância ao 4 vai tão longe, que existem condomínios que não possuem o prédio ou casa numero 4 e também nenhum apartamento que tenha o 4 no final. E o máximo que já vi, foi num condomínio em que não só o 4° andar não existe, como nenhum outro andar com final 4. Sim, depois do terceiro andar vem o quinto, do 23° o 25° e… assunto resolvido. Está aqui a foto da Mirela Castilho que não me deixa mentir…rs

no4

Setas colocadas por mim na foto, para facilitar a visualização.

E depois brasileiro que é supersticioso, né?

Zái Jiàn!

13 pensamentos sobre “Ver para crer!

  1. kkkk no fundo no fundo todos tem as suas crenças e supertições….acho muito engraçado isso, aqui em Vancouver tem muito chineses…mais muitos mesmo tantos que quando desci no aeroporto pela primeira vez achei que tinha errado o voo e tinha ido para em pequin ou coisa do tipo, quando soube dessa do número 4 aqui achei muito engraçado e não acreditei muito até ver um elevador com o painel de andares bem parecido com esse…..kkkk Uma outra coisa que eu queria te perguntar, sempre ouvi falar de que na filosofia oriental os idosos são tratados com muito respeito…porém não é o que vejo na prática, os chineses tratam muito mal os seus idosos e os idosos tbém são no geral muito mal educados com todos!!! O que me leva a concluir que talvez essa filosofia somente se encaixa aos Japoneses…estou certa? kkkk Bjus

    Curtir

    • OI Caca, imagino a cena de vc chegando no aeroporto…hehehe… mas o fato é que não há lugar no mundo onde não exista muitos chineses hoje em dia! =]
      Qto aos idosos, depende. Já vi alguns serem maltratados aqui também, mas na teoria, é obrigação dos filhos cuidarem dos seus pais e o mais velho é sempre o que gere a familia. Então o chinês tem respeito aos idosos. O que sinto é que as novas gerações estão perdendo muito das tradições chinesas em relação a hierarquia e respeito em nome do dinheiro. Aqui hoje, com excessões claro, o dinheiro é quem define a situação. Ter ou não ter … isso é quem dita o respeito… infelizmente! Mas sabemos que o progresso, a modernização, acabam tendo suas consequencias em qualquer lugar do mundo, não é mesmo? Beijo.

      Curtir

  2. Chris,

    Quase todos os predios comerciais nao tem os andares que terminam em 4. E eu ja tenho essa mania de recusar 4 no numero do celular e chego ao cumulo de pedir ao motorista pra dar outra volta no quarteirao quando confiro a quilometragem do carro ao chegar em casa e termina em 4. Mais vale prevenir, ne!?!?

    Beijing,
    Bru

    Curtir

  3. Olá… é inacreditável para nós q as pessoas dai gostem dessas coisas bizarras, mas
    vc conta e mostra….rsrsrsrs
    Pois é, já sabemos de outras pessoas q tem esse problema com o número 4..um deles inclusive nos desaconselhou a comprar um apto pq era no 4º andar…rsrsrs
    Há 20 anos moramos num com final 04…rsrsrsrs, cuidado q vc arrisca de ficar nele!!!
    Beijos,

    Curtir

Deixe uma resposta