Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

E quem disse que Papai Noel não vem aqui?

Eu já citei antes que meu marido não trabalha mais em Shanghai. Agora ele fica em Jiaxing, uma cidade a 1 hora de carro daqui e 25 minutos de trem bala. Bom, mas como já disse inúmeras vezes, saiu da ‘bolha’ que é Shanghai, tudo muda de figura. Ai você pode dizer literalmente: ‘bem vindo à China’!

E aí, as coisas que eu até havia esquecido, que vivemos em Chang Chun, voltam a acontecer no dia a dia e nos traz as lembranças e experiências de viver na China real. E, sinceramente, eu gosto disso. Claro que não vou negar que é uma delicia gostar, viver e conhecer esse lado da história tendo Shanghai aos seus pés. Depois de ter que se fazer entender em um escritório do governo que a atendente nunca viu um estrangeiro na vida, voltar para casa e ir até a Xindiandi brindar o dia num restaurante alemão, francês, brasileiro ou o que te der vontade, é realmente fabuloso!

Mas a vivência desse lado chinês real é que me motiva a escrever e buscar mais informação, então voltemos a Jiaxing! =]

O governo das cidades pequenas tem uma influencia muito grande no dia a dia das empresas, eles interferem, visitam, convidam para almoços, jantares, decidem até se a empresa pode ou não mudar de prédio. Lá se pratica com muito mais intensidade o famoso ‘guanxi’, a base relacionamento chinês.

E como é Natal, o governo fez uma grande festa e convidou todos os empresários, representantes das empresas internacionais, parceiros e, claro seus principais aliados, para uma Festa de Natal, com toda a pompa e circunstância que isso exige. ‘Jingle Bell’ tocando solto e, para nosso espanto ‘Feliz Navidad’ também! Aí logo depois descobrimos porque: tem muitos brasileiros em Jiaxing!!! (um parênteses: tem muito brasileiro na China inteira, ok?). E o negócio é que eles acham que a nossa língua é espanhol e ponto! Apesar de ter muito chinês aprendendo português, ainda é imenso o numero de pessoas que nem sequer sabem a diferença geográfica entre Brasil e China.

convite para a festa de Natal de Jiaxing.

convite para a festa de Natal de Jiaxing.

Nem preciso dizer que foi uma festa natalina bem chinesa, com certeza! Apesar do Papai Noel fofíssimo, o jantar era chinesíssimo, a bebida era chinesíssima (rs), e a performance da festa também. Para começar o hotel onde foi. De uma suntuosidade como só na China podemos ver, principalmente se tratando de uma ‘cidadezinha’ de interior. Os salões para eventos de primeiro mundo. Para quem é de Santos/SP imagine um Mendes Convention Center ao cubo para não ser muito exagerada!

Luzes de todas as cores, fotógrafos, camêras de vídeo em ‘guindastes’ e shows super elaborados. Aí voltando ao ‘portunhol’, fizeram até uma tentativa de inserir uma apresentação de ‘samba’, mas que na real seria algo mais para ‘la bamba’, no melhor estilo latino de ser! Ok, de certa forma nos remete ao ritmo caliente! Mas os dançarinos… oh, dó! Nunca vi uma apresentação de musica latina tão engessada na minha vida. É divertido e, no final, valeu!

Claro que no final teve presente. E como todo bom estilo chinês de ser e agir, na entrada você recebia um ticket e na saída retirava o presente que era de acordo com seu ‘status’, sua hierarquia dentro da empresa e com relação ao governo.  Saímos com uma panela de arroz super hitech, enquanto o chinês que estava atrás ganhou um jogo de potes de plástico. Uma coisa estranha e até meio constrangedora para nossos padrões, mas que aqui é super normal e não causa nenhum tipo de constrangimento por parte deles. A pirâmide social existe e é levada muito à sério.

Seguem as fotos do nosso Natal Chinês:

Welcome, Salões, mesa reservada aos membros do governo, cardápio, programação e perfomances na entrada!

Welcome, Salões, mesa reservada aos membros do governo, cardápio, programação e performances na entrada!

Performances de cantoras chinesas, musicos com instrumentos tradicionais, papai noel no telão, discursos e uma tentativa de samba latino...rs

Performances de cantoras chinesas, músicos com instrumentos tradicionais, mágico, papai noel no telão, discursos e uma tentativa de samba latino…rs

20 pensamentos sobre “E quem disse que Papai Noel não vem aqui?

  1. Pingback: Então é na Natal… na China e no Brasileiras pelo Mundo também! | China na minha vida

  2. Adorei esse Natal com tudo q tem direito…
    Mas cidade de interior é assim mesmo em qquer lugar, e na China ñ poderia ser diferente, parece q é mais fácil para eles elaborarem festas grandiosas.
    Apesar de ai ser tudo +++++++ rsrsrs
    Beijusssssss
    Mamy.

    Curtir

  3. Chris, com certeza, você está vivendo algo excepcional. Cada experiência sua na China me passa a sensação de ser incrível. E divertida também! Obrigada por compartilhá-las conosco. Um grande beijo e parabéns pelo blog novo, Elaine

    Curtir

  4. QUE LEGAL QUERIDA PODER RECEBER VOCE DENOVO NA MINHA CASA (PELO COMPUTADOR) QUERIA TANTO ESTA OPORTUNIDADE ,VOCE QUE MI AJUDOU NOS MEUS PRIMEIROS MOMENTOS DIFICIES NA CHINA ….VOCE E FORMIDAVEL PARABENS FELIZ 2012 DOS ANJOS

    Curtir

  5. Amiga, estou estreiando a visitação do seu blog e ADOREI! Realmente viver aqui na China é uma oportunidade enriquecedora e surpreendente, mas ter uma amiga assim tão antenada e que gosta de dividir suas descobertas é um privilégio ainda maior. Parabéns… seguirei você nesta aventura!!!

    Curtir

    • Minha amiga, obrigada por visitar esse meu espaço. Adoro receber a visita e os comentários de quem vive as mesmas coisas que eu. Pelo menos que não estou exagerando…rs
      Beijo e volte sempre. Compartilhe com sua familia no Brasil!

      Curtir

  6. ….amei o novo formato e, como sempre seu jeito de escrever, descrever, narrar, são deliciosos e muito bons! Estou me realizando em ser o primeiro a comentar!
    Feliz Natal para voces, muita saúde e paz!……Estou orgulhoso do seu trabalho!
    E.Monaco

    Curtir

Deixe uma resposta