Blog/Compras

Criatividade sem limites

Não adianta, eu me surpreendo a cada dia nesse país. As vezes ficando brava e querendo sumir daqui, outras espantada com a capacidade deles de dar o famoso ‘jeitinho’ em tudo (aqui entre nós, nós brasileiros estamos há anos luz atrasados nesse quesito chinês!rs), outras ainda assustada com as coisas que eles fazem e constroem da noite para o dia e, de vez em sempre, rs, morro de rir com as ‘invenções’ inusitadas e completamente ‘no sense’.

Realmente os chineses tem uma criatividade sem limites. Acho que é porque eles não tem barreiras estéticas, nem religiosas. Não se importam com o que os outros pensam e gostam de possuir coisas que chamem atenção, que dê a cada um uma posição de ‘destaque’ no seu circulo, seja pelo valor astronômico ou pela completa aberração (aos nossos olhos) que esse bem possa representar. Aqui discrição, a velha frase ‘menos é mais’, ser chique é ser discreto não fazem o minimo sentido e nem surtem efeito na sociedade.

E para saciar toda essa sede de consumo criativo e de gosto duvidoso, o TAOBAO é um prato cheio. Como já disse é impossivel descrever tudo que é possivel se comprar no taobao, mas para vocês perceberem o alcance da coisa, eu e mais não sei quantas brasileiras, compramos botas e sapatos da AREZZO, made in Brazil, mesmo. De verdade. E nem vou falar o preço, senão vai ser um tal de gente querendo que eu leve sapato brasileiro para o Brasil, que não vai ter mala para caber. Rs. Mas a ressalva tem que ser feita: não são lançamentos. São modelos que já vi nas vitrines algum tempo atrás, mas o prazer de comprar um sapato brasileiro que não machuca seu pé quando você mora na China, é indescritivel! E também para botas, a moda não tem muita influência, mais é a cor, o tipo de salto. E comprar uma bota brasileira na China por 250RMB (pronto falei…) é um prazer mais prazeroso ainda!!

blog2210

Tem esses achados no Taobao, mas também tem os falsificados, que são anunciados como ‘não genuinos’. Olha, eu não acreditava que os chineses iriam vender fake online. Ai vi um sapato super hiper caro, por 200rmb e comprei. CLARO que não era original, por sinal era aquele fake de camelô nas calçadas de Copacabana para quem sabe o que isso significa, rs. Entrei no chat e chamei a vendedora e disse que queria meu dinheiro de volta, que ela havia me vendido um sapato fake. Ela, na maior cara de pau, disse ‘de jeito nenhum. Eu não vendo coisa fake. O sapato não é genuino, mas fake não!!!”, perguntei qual seria a diferença entre ‘não genuino’ e ‘falsificado’ e ela pediu para eu enviar o sapato pelo express e me devolveria o dinheiro. E assim foi feito. Sabe que no final eu me divirto com isso.

blog2210a

O melhor mesmo para mim, é não ter que barganhar, nem me sentir ‘idiota’, enganada pelo vendedor, que acha que porque sou estrangeira tenho que pagar mais pelo mesmo produto. E a prova tive no aniversário da filha de uma amiga. Comprei uma caixinha para colocar lembrancinha e paguei RMB 0,40/cada. A caixa veio errada e eu pedi para trocar, mas não havia tempo para correio. O vendedor me disse que se eu era de Shanghai poderia ir na loja dele. Gente… o vendedor era do mercado dos lençois, aqui perto de casa, e eu paguei 0,40 pela caixa! Que delicia! Há uns 3 meses atrás, comprei algumas muito parecidas, no mesmo lugar e paguei RMB 1,20 cada uma. Dava para comprar 3! Agora se eu fosse lá com meus olhos redondos, NUNCA ele me venderia pelo preço certo. Por isso que virei fã do Taobao.

blog2210b

Mas… como Taobao é chinês, nas minhas andanças pelo mundo  ‘taobaolistico’ encontrei algumas pérolas. Essas até copiei para colocar aqui, porque é impossivel resistir.

Você quer dar uma ‘repaginada’ na sua sala de estar? Te mando as mais novas tendências made in China. Pode escolher…

Gente, juro que agora, escrevendo isso, me lembrei das ‘organizações Tabajara’, e escrevi cantando a musiquinha!!!rs

Zài Jiàn!

4 pensamentos sobre “Criatividade sem limites

Deixe uma resposta