Blog/China/Compras/Curiosidades/viver na China

TAOBAO – o paraiso do consumo online

Além de tudo que se houve falar sobre os preços baixos na China, existe um paraíso paralelo, além das lojas de rua, que se chama ‘TAOBAO’. Acho que já comentei aqui, mas bem por cima. Taobao é um ‘hipermercado’ online, no mesmo padrão do Mercado Livre, Ebuy o Alibabá, só que com um alcance estratoférico, afinal a China tem uma população gigantesca, e os preços de cair para trás. Falei hipermercado, porque eles simplesmente vendem TUDO que você sonhar, imaginar, precisar (ou não… e esse é o maior perigo do taobao), para sua casa, carro (inclusive a casa e o carro), seu esporte, roupa, sapato, viagens aéreas, jóias, brinquedos, sementes de flores, vinho, artigos importados e, claro, os falsificados… é impossivel descrever o quão louca a coisa é. Somos capaz de ficar 3 horas navegando pelo site e nem se dar conta do tempo que passou.

Quando falo que é um perigo, é porque quando você procura uma cadeira, por exemplo, a busca te mostra milhões de cadeiras e também, numa barra lateral, trilhões de coisas que ficariam perfeitas (de acordo com o critério chinês) ao lado da sua futura cadeira. E aí, a curiosidade mata, e você vai dar uma espiada naquele cachepô que vimos na semana passada numa loja de rua por 300RMB e no Taobao está por 89RMB. Sim, não digitei errado. A diferença é absurda em alguns casos.

 Hoje, sinceramente, não compro quase nada de cara, quando vejo numa loja. Eu observo, fotografo, de preferência o nome do fabricante, e volto para casa para uma imersão no mundo virtual chamado Taobao! Rs. E assim milhões de chineses o fazem e cada vez mais estrangeiros também. Mas nada é tão simples assim na China: acessar um site, escolher um artigo, clicar para pagar, pagar e receber em casa depois de 2 ou 3 dias. Ou melhor: para qualquer chinês é simples assim! Mas para os Laowai (estrangeiros) ai que martírio achar o caminho das pedras… Com excessão daqueles que por uma benção da natureza e capacidade pessoal de aprendizagem de idiomas, falam e escrevem fluentemente em mandarim. Bom, mas esse não é meu caso e nem da maioria dos estrangeiros que vivem nas terras de Mao.

 

Vamos começar acessando o site. Tudo em mandarim, ideogramas. Aí você vê aquelas fotos de coisas legais e os números super convidativos. Mas mais nada! Uma frustração. Aí toca baixar Google Chrome com tradução simultânea do mandarim para o inglês. Pode ser para português também, mas já percebi que pelo inglês a tradução é menos ruim. Com esse recurso já é possivel entender o esquema do site e da loja que você está acessando. Quantas peças tem da mercadoria, a descrição do produto, tamanho, preço do frete etc.

 Para escolher um artigo é a segunda maratona. Se o produto não foi aquele que você resolveu comprar porque ele apareceu na sua frente numa oferta irresistível, você tem que descobrir a palavra chave. Moleza, né? Não, não é. Abrimos nosso amigo fiel dos estrangeiros na China, Google translator e digitamos ‘vase’ – vaso., que aparecerá em mandarim no quadrinho ao lado. Copia-se esses desenhinhos e cola-se na barra de busca do Taobao. Aperta o enter e… aparece um monte de coisas que não sei porque diabo eles acham que é um vaso e, às vezes até aparece um vaso no meio. Aí você tem que copiar a palavra em mandarim e colar no GT (google Translator, para facilitar minha vida, ok?) invertido, e ver o que sai em inglês. E então você descobre que vase do inglês para o mandarim, gerou uma palavra que nada tem de sememlhança com um vaso, ou pode ser que apareça vaso sanitário.

Essa luta se estende até que se consiga descobrir a palavra certa em inglês para chegar na tradução certa ou mais aproximada para o mandarim. Ufa…. Chegou no seu destino, escolheu, apertou a tecla ‘compre’. Ai entramos na fase do pagamento. Pegar o cartão de crédito ou do banco e pagar? Não, óbvio! Primeiro tem que ir ao banco e pedir para liberarem sua conta para compras online, depois tem que entrar no net bank e criar um nome ‘falso’ para sua conta, e autorizar você mesmo a pagar online, criar mais 3 senhas diferentes e, depois de anotar tudo num papel que valerá mais que seu passaporte, pronto. Vc pode pagar.Um processo que no meu caso levou quase um mês e na ultima fase praticamente umas 4 horas para achar o caminho das pedras, ainda graças a uma amiga que veio me ajudar. Claro que nem todo banco é tão complicado como o meu, mas… foi um parto!

Fora que todas as suas informações tem que ser colocadas em mandarim, como endereço, cidade, etc. Aí o cara liga para confirmar o endereço… uiiii… corre e chama a ayi, o porteiro, qualquer um que possa se comunicar ao vivo com você depois do telefonema. Porque entender mandarim não é fácil ao vivo, imagina pelo telefone!

Produto entregue, você confere, vai no taobao e autoriza o pagamento. E classifica o vendedor. E o taobao dá pontos para quem classifica, já que esse é um fator de extrema importância para os chineses: avaliação de usuários. Esses pontos, ainda não descobri direito como se usa, mas um dia chego lá!

Bom, e se ao invés de telefonar o vendedor te chama no chat? Sim, Taobao tem seu próprio chat que você instala quando faz seu cadastro. Moleza. Lembra de como faço para descobrir a palavra chave da busca? Mesmo sistema: copia o que o vendedor te perguntou, cola no GT, inverte os idiomas, escreve a resposta. Copia em mandarim, inverte os idiomas do GT de novo e confere se a tradução faz sentido, afinal agora você está discutindo com o vendedor sobre o produto que comprou. Fez sentido, copia e cola no chat. Ai ele responde e o processo se repete até a conversa acabar… Fácil, fácil… =]

Mas garanto. O esforço compensa e nos ajuda a poupar…rs

Depois eu conto sobre o que podemos encontrar nesse mundo inusitado chamado TAOBAO!

Zài Jiàn!

68 pensamentos sobre “TAOBAO – o paraiso do consumo online

  1. Pingback: 2018: presentão para chineses 60+ - Beia Carvalho

    • Olá Dioni,
      Se vc esta no Brasil não tem como comprar direto do taobao. O Aliexpress é o taobao overseas.
      Agora eles liberaram alguns países como EUA, Hong Kong para comprar direto do taobao, mas o Brasil ainda não está nessa lista.
      Abraço.

      Curtir

      • Fico muito feliz que com suas informações me desperta cada vez mais o interesse em comprar no taobao. Mas como não tenho nenhum conhecido que tenha o mandarim fluente. Então fico nestas buscas para tentar fazer uma ccomlra. Por favor não deixe de postar mais informações.

        Curtir

      • Olá Danilo,
        Que bom que conseguiu aprender um pouco aqui sobre o taobao. Use o navegador Chrome no computador, ele traduz automático. Ajuda muito.
        Abraço

        Curtir

  2. Pingback: Vou mudar para a China: e agora? Parte 2 | China na minha vida

  3. Pingback: Produtos brasileiros na China: tem sim senhor, no Taobao! | China na minha vida

    • Olá Franklin.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Mas eu não tenho como indicar alguém. Nos posts que faço sobre o taobao, geralmente pessoas deixam seus contatos nos comentários. E são esses que ficam disponibilizados aqui.
      Sobre o Taobao, conto da minha experiência pessoal e percepções sobre a influência desse site na vida cotidiana chinesa.
      Abraço.

      Curtir

      • Oi Chtistine, obrigado por responder tão prontamente. É exatamente do que preciso, pois, estou abrindo uma loja virtual e gostaria de fornecedores, lojas ai da China para comprar e revender aqui. Gostaria de fugir da Ali Express e tentar achar um fornecedor direto. Trabalhamos com modas femininas e masculinas, relógios, celulares, linga de casamento,. Se puder nos ajudar, com algumas indicações que enviem para o Brasil, seria sensacional. Beijos e amei conhecer o seu site.

        Luiz Fabiano

        Curtido por 1 pessoa

  4. olá Christine gostaria de saber se você faz o serviço de intermediação do taobao, tenho uma loja no Brasil somente de produtos do aliexpress e gostei da variedade e preço do taobao

    Curtir

  5. Olá pessoal, compro há 5 anos produtos da China com o agente Gullei !!! Nunca tive problemas e produtos taxados apenas 2X. Abraço

    Curtir

  6. Pingback: TAOBAO – o que você quer saber? |

    • Olá Carolina,
      Obrigada! =]
      Se só para comprar para vc e te enviar pelo taobao eu não conheço ninguém. Mas se quiser um agente para comprar da China, ai tenho bastante conhecidos que posso te indicar. Abraço.

      Curtir

  7. Olá
    Estou atrás de um aparelho de som que só tem na China………..será que consigo que alguém possa intermediar por mim??………..e será que é possível devido ao tamanho do aparelho?…….e se possível, alguém que aceitasse boleto/transferência……alguém poderia me ajudar?

    Curtir

    • Bom Ediwirges, se meu parco chinês não entende ou não consegue responder a pessoa, desligo e envio um SMS pedindo que me contate via SMS. Aí Google translator em ação.
      Na realidade quando fecho meu pedido geralmente escrevo nas observações que só me contatem via SMS. =]
      Simples assim…rs

      Curtir

  8. Olá Christine, tudo bem?

    Interessante este site taobao, dizem que se voce quer aprender fazer negócios com os chineses este é site é uma escola.. 90% das empresas chinesas operam neste site..

    Por favor entre em contato pelo email registrado!
    Obrigado,
    CS

    Curtir

  9. Pingback: Voltando para o Brasil em 5 dias uteis - Uma família brasileira na China

Deixe uma resposta