Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

O Terceiro irmão!

E enquanto os dois irmão mais velhos já estão desfrutando da glória, sendo fotografados milhões de vezes por dia, ilustrando desde cartão postal, até as publicações do governo, o terceiro irmão vai ganhando força, imponência e… altura! Muita altura!!! Ainda estamos em 2012, a previsão de inauguração é em final de 2014, mas ele já está mais alto que o irmão mais velho, o primeiro, Jinmao Tower.

shanghaitower2012a

Essa foto eu tirei do Bund, dia 09 de junho,dá para ver os 3 edificios mais altos atrás:
Jinmao (topo iluminado), SWFC (meio escuro) e na frente dele o esqueleto do Shanghai Tower.

O Shanghai Tower, terceiro membro da família, representante do ‘futuro’ na trilogia (esse post é continuação do anterior, para quem chegou agora…), vai crescendo rápido para alcançar seu 632 metros previstos. Ele terá 128 andares, 106 elevadores, 550.000 m2, seu custo está previsto em 13.8 bilhões de remembies ( e acreditem, aqui orçamento funciona, a diferença no final é irrisória) e quando estiver pronto será o segundo do mundo. Ufa…

Mas o mais interessante é a estrutura dele, até porque ele, no mínimo, tem que superar o segundo irmão em tecnologia e design (chinês não perdoa nem chinês… eles querem superar os próprios recordes). O esquema de cores desenvolvido revela uma estrutura fluida que nos dará a impressão de uma espiral da base ao topo, adentrando as nuvens… =] Claro que essa ‘poesia’ da definição é muito fácil de concretizar aqui em Shanghai: o tempo está quase sempre nublado, cheio de névoas, céu atolado de nuvens (tudo bem que é de poluição, mas isso é um mero detalhe, não vamos estragar o efeito final).

STstep

Aqui são ilustrações desenvolvidas para explicar o processo das ‘duas peles’ e dos 9 predios sobrepostos.

Outra curiosidade: o elevador funcionará a 18 metros/seg, isso daria mais do que 40 milhas (60Km) por hora!

Como já estava demorando para aparecer o comentário, vamos a ele: Shanghai Tower será o primeiro edifício dessa magnitude do mundo com a ‘double-skin’ (literalmente seria ‘duas peles ou pele dupla’, mas o termo técnico ou correto para essa tradução eu não sei)! E o que vem a ser isso?, você deve estar se perguntando. Bom, vou literalmente tentar reduzir o que li, porque no final ainda fiquei confusa ou minha capacidade de abstração está severamente prejudicada: ‘o edifício é organizado com nove edifícios cilíndricos empilhados um sobre o outro e envolvidos por uma double skin. A fachada interior é formada pelas construções empilhadas, enquanto uma camada exterior triangular cria a segunda pele, que gira suavemente 120 graus, subindo pelas estruturas.’ (Tradução livre da ‘That’s Shanghai Magazine’ from March, 2012). Facinho de entender não é mesmo? Para um leigo então! Rs.

STfloor

É… só desenhando mesmo!rs

A empresa que está construindo, Gensler, diz que o projeto foi baseado na necessidade eminente que a China (e Shanghai) tem de se firmar como influência global na economia e cultura. Esse formato em espiral também foi pensada dentro da concepção global atual de ‘menor agressão ao meio ambiente’, reduzindo em 24% a pressão do vento e em 25% o consumo de material de construção na obra. O arquiteto responsável é Marshall Strabala e essa obra é totalmente financiada pelo governo Chinês. O presidente da empresa que gerencia o projeto (que foi criada exclusivamente com esse fim – Shanghai Tower Construction & Development Co. e é mantida por 3 estatais chinesas) disse que ‘essa torre é o símbolo de uma nação que terá no futuro ilimitadas oportunidades’.

ST0912

Sim, Shanghai Tower, pelo andar da carruagem, realmente representa o futuro.

Agora vou pedir uma coisa: leiam novamente, de uma vez só, os dois posts. Alguém consegue perceber a sutileza do planejamento chinês? A mensagem subliminar que está por trás desse projeto de 25 anos? Ou será que sou eu que, estando aqui, tenho essa visão?

Deixem seus comentários aqui ou na página do facebook. Adoro poder interagir com as pessoas que seguem o blog. Depois coloco minha modesta opinião a respeito dos 3 irmãos!

Zái Jiàn!

4 pensamentos sobre “O Terceiro irmão!

  1. Acho que poderia viver na Ásia toda a minha vida e permaneceria em choque contínuo. Acho os chineses um povo interessantíssimo e super batalhadores (porque, vamos combinar que durante os oito anos que eles tiveram desde que ganharam o direito de receberem as Olimpíadas e o ano que elas se realizaram, eles simplesmente decidiram ser os melhores do mundo e ultrapassarem os Estados Unidos no quadro de medalhas o que, de fato, aconteceu. Isso jamais, na vida, vai acontecer no Brasil… Vamos superar os EUA no quadro de medalhas de orçamentos estourados, isso sim)… Então, quer dizer que os chineses aceitaram os investimentos estrangeiros para o “presente”, mas pretendem viver sem eles no futuro? Não duvido que consigam. Com uma população de mais de 1,5 bilhões de pessoas, eles não precisam de ninguém: o mercado interno tem o poder de consumir toda a produção nacional.

    Chris… Os caras vão dominar o mundo!!! Com pantufas de bananas, saias flutuantes, chapéus de gato e vão dominar o mundo!!! =O

    PS: eles ferram os japas com o “abridor de latas”, eh? Haha!

    Curtir

  2. Pingback: Fotografando por ai… | China na minha vida

  3. Só ali aqui 6 meses depois mas eu pensei a mesma coisa antes de ler o fim do seu post. Pensei a mesma coisa, acho. A china não vê o resto do mundo em seu futuro, apesar do segundo edifício receber ajuda internacional, o terceiro não recebe. E essa prosperidade que a china espera não parece estar atrelada as outras nações…

    Curtir

Deixe uma resposta