Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Superstições Chinesas

Há quem diga que não há povo mais supersticioso que o brasileiro, com uma série de ‘manias’ que vem das avós e coisas que estão tão incorporadas no nosso dia-a-dia que nem nos demos conta. Mas os chineses, não ficam atrás. Em certos casos acho até que ganham da gente em disparada! Alem de superstição, há as regras do «feng shui» e do horóscopo chinês, que são seguidas à risca por uma grande parte deles. E funcionam como ‘oráculos’ antes de tomarem qualquer decisão. Não é de se estranhar que eles desmarquem uma reunião porque o dia não é propício para os negócios, ou não queiram mudar de casa porque geograficamente a casa está localizada numa posição que beneficia a harmonia familiar.

E isso se estende para as relações pessoais, claro. Se lhe dão um presente e você não tiver nada para retribuir melhor não aceitar, ou o fazer assim que possível. A troca de presentes, de gentilezas, faz parte do processo de “guanxi”. Quem recebe dá o presente, para mostrar que está satisfeito por você ter aceitado o convite. Agradeça e retribua tomando o cuidado de sempre o pacote mais bonito, maior ou de valor mais elevado seja dado ao anfitrião. Outra coisa é que eles não desembrulham os presentes na frente de quem os deu, e também não devemos fazer isso com o que recebemos (apesar de que já fiz isso muitas vezes em Chang Chun, mas aí é só você tomar o cuidado de SEMPRE fazer uma cara muito feliz e agradecer muito, que eles até entendem…). Na realidade esse hábito é para que quem deu não ‘perca a face’ cste do que estava no pacote. J

 Gift-Box

Agora, voltando às superstições: NUNCA embrulhe um presente com papel branco, pois representa a morte (já escrevi sobre isso aqui no blog). Use, para não errar, o dourado ou vermelho, que representam prosperidade, alegria, sorte. E ainda no tema ‘presente’, é uma gafe sem tamanho, uma ofensa presentear um homem com um chapéu ou boné verde, isso significa ‘marido traído’ ou no nosso bom português ‘corno’. Ai chega o brasileiro aqui com um boné da seleção brasileira, verde é claro. A sorte que fomos avisados antes de entregar o dito presente. Teríamos perdido o ‘guanxi’ com o chinês pelo resto da existência! J

Resumindo um pouco, as cores na China têm um código, um simbolismo, muito complicado e mais vale optar sempre pelo vermelho e dourado, que não há como errar. O amarelo também é uma cor ‘neutra’ para esse tipo de coisa.

Os números são outra ‘saia justa’: nunca se devem dar flores em número par, nem presentes em numero de quatro (por exemplo, uma coleção de livros. Se forem quatro volumes é melhor escolher outra saga…). O ideograma que representa a palavra quatro (“shi”) é igual ao que representa a palavra morte. Já o número 8, entra na mesma categoria das cores (vermelho e dourado), te salva de qualquer equivoco! O 8 representa prosperidade e é o símbolo de infinito quando colocado na horizontal. Os números múltiplos de cinco também são recomendados.

imagesCAX0L7PSNunca dê de presente relógios de parede ou de mesa. Em chinês, “oferecer um relógio”, mesmo que seja um daqueles de design arrojado que custa milhões de remembies, significa “assistir um parente moribundo”.

E outra curiosidade, que me deixou boquiaberta foi a cegonha. Nós nascemos vendo essa ave como uma portadora de alegria e esperança, o nascimento, mas aqui ela é associada à morte. Aí já pensou naquela transportadora que tem como logomarca a cegonha? Aqui ela iria à falência! E entregar um cartão de felicitações pelo nascimento do bebê com a cegonha linda e feliz carregando o bebezinho no bico? Uiiiii, não quero nem pensar.

Por essas e outras que minha cabeça, de vez em quando, entra em parafuso… É tanta coisa para assimilar, para não errar, que às vezes já não sei se acredito em alguma coisa ainda. J

Zái Jián.

12 pensamentos sobre “Superstições Chinesas

  1. Christine, me salvaa! Tenho que enviar umas amostras de placas revestidas para parede. Minha idéia , antes de ler sua matéria, era enviar 4 jogos contendo 4 peças de cada que formam exatamente 1m2 nas cores marrom e preta…hahaha…estas regras também se aplicam em transações comerciais? 😁😁😭😭 Beijos!

    Curtir

    • Hahahaha Sonia, não sei… nesse caso acho que não tem outro jeito, afinal é um pedaço do todo, certo? e para fazer sentido tem que ser dessa forma. Para mandar um jogo de 8 peças, acho que vc gastaria uma nota, pois seria o dobro…
      Sinceramente acho que não terá problema o 4 nesse caso.
      Abraço.

      Curtir

  2. Pingback: Superstições – fantasmas chineses e antepassados | China na minha vida

  3. Boa noite! Viajarei para a China em novembro/2014 e não tenho idéia do que levar para presentear um amigo chinês e sua esposa. Você poderia me ajudar com alguma dica, por favor?!

    Curtir

    • Olá Rubia,
      Só não traga boné verde da seleção, nem nada embrulhado em branco. Relógio de parede também não é uma boa opção.
      Eles gostam muito de comida: então uma caixa de bombom, um kit de caipirinha ou uma camiseta do Brasil (não necessariamente da seleção) podem ser uma boa opção. Só tome cuidado para não trazer nada com a etiqueta ‘made in China’…rs (difícil, né?)
      Ahhh… as bijouterias da Amazônia também agradam as mulheres.
      Abraço e boa viagem.

      Curtir

  4. Olá ! Muito interessante seu texto ! Ganhei recentemente uma corrente de contas de um amigo que voltou da china , ele disse que ha um significado mas não soube me dizer… fiquei curioso ! Tem contas vermelhas , pretas, verdes … da pra usar de pulseira ou colar … ele disse algo sobre o número 23 , mas não faço nem idéia. ..vc saberia informar algo ?
    Obrigado !!!
    Victor

    Curtir

    • OI Victor,
      Obrigada pela visita.
      Não sei ao certo o significado mas darei uma pesquisada. Homens usam muito isso como pulseira e geralmente tem haver com os budistas. E é simbolo de proteção sim.
      Abraço.

      Curtir

  5. Pingback: O Cavalo e o dinheiro na cultura chinesa. | China na minha vida

  6. Boa noite, ganhei de presente de uma pessoa que fiz negócio na china uma pulseira de fita entrelaçada vermelha com um peixinho em madeira que parecer ser um pingente. Estou procurando o significado disso, mas não encontrei nada sobre. Caso tenha alguma ideia do que seja, por favor, me informe. Grato.

    Curtir

    • Oi Fábio.
      Tudo que você ganhar de um chinês e for vermelho e dourado, fique tranquilo que são desejos de coisas boas! =]
      Já o peixe por sua vez é muito usado pois remete a fartura ou fortuna, já que o som da palavra peixe e o da palavra fortuna são sememlhantes no mandarim.
      Então, com certeza essa pessoa estava te desejando prosperidade e fartura! Muito bom, né?
      Abraço e obrigada pela visita!

      Curtir

Deixe uma resposta