Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Parece, mas não é!

A fama da China em fazer cópias de todas as grandes griffes e das nem tão famosas, é conhecida no planeta Terra. Se há um lugar onde se coloca em prática o dito de que ‘nessa vida nada se cria, tudo se copia’, esse lugar é a China.

Aqui entre os estrangeiros, costuma-se brincar e dizer que não é ‘fake’, falsicado, cópia… é ‘produto nacional’. Porque chega uma hora em que você tem que rir e seguir em frente, senão não se vive por aqui. Um exemplo disso são os filmes, não há outra opção senão o ‘produto nacional’. E sem discussão. E eu também vou ficando por aqui, pois entrar nesse mérito da questão é algo que não me compete. 😛

Mas o que acho mais divertido, engraçado até, é como a criatividade do chinês funciona. E se ele não pode fazer a cópia do produto e colocar a etiqueta com o nome da marca que ele copiou o modelo, então criam uma marca semelhante em nome, cor e desing do logo e, principalmente, o mesmo som quando se fala o nome. Porque só lembrando os desavisados, o som da palavra aqui tem uma importância maior que a escrita.

E andando por aí encontramos essas pérolas da criatividade chinesa:

 marcas5

marcas3

marcas4

 marcas2

 MARCAS6

Essa encontri no blog Tofu na China!

Essa encontrei no blog Tofu na China!

E tem mais uma curiosidade: como ainda são poucos, mas muito poucos mesmo, os chineses que lêem pinyin (escrita fonética do mandarim) e conhecem o alfabeto ocidental, muitas vezes a semelhança do ‘desenho’ é o que o faz comprar. Então o ‘ser quase igual’ às griffes, é um artifício para os chineses mais expertos vender seus produtos aos demais conterrâneos.

Além disso, tem as semelhanças de idéias como o You Tube e o Google que são bloqueados aqui, o chinês já fez o seu genérico para ocupar o espaço livre que esses sites deixaram.

 marcas

 imagesCADPQD4C

Agora ninguém pode falar que comprou um produto falsificado. Esses são produtos nacionais mesmo, com sua marca própria. Mas que pega muitos distraídos por aí, ah, isso pega. A minha idéia de escrever esse post surgiu depois de eu ter caído no conto da ‘crocs’ que na realidade era ‘croqui’, mas o display, as etiquetas, as cores são tão semelhantes, que quando vi o preço dentro do Carrefour, pensei: “caramba, estão vendendo crocs aqui e por esse preço?” Fui conferir, cheguei até a olhar se tinha o numero dos meninos, até que quando fui olhar a etiqueta para conferir o preço, me dei conta da ‘pegadinha’. Minha primeira reação foi de espanto, mas depois só pude rir mesmo. E fotografar para postar…

marcas1

Ah, e a criatividade e oportunidade, digamos assim, chinesa também pode ser uma soma de inspirações: a marca chinesa Li-ning, que tem um logo semelhante ao da Nike, durante as olimpíadas de Beijing usou um plágio do slogan da Adidas, que era ‘Nothing is impossible’ (nada é impossível) e colocou no centro turístico de Beijing, praticamente em frente a um outdoor imenso da Adidas, outro semelhante da sua grife com a frase ‘Everthing is possible’ (tudo é possível). Tenho que admitir que os caras sabem usar a oportunidade e chamar atenção com pouco! e sem se prender a um só ‘idolo’…

Zái Jiàn!

Um pensamento sobre “Parece, mas não é!

  1. Pingback: Chineses e a relação com os logotipos. | China na minha vida

Deixe uma resposta