Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Como sobreviver na China

Pessoal, esse texto eu copiei, literalmente, de um blog que já citei aqui. Mas como a Gabriela também copiou no blog dela, então não estou cometendo uma falha tão grande assim! J É que achei interessante e tomei a liberdade de fazer alguns comentários no meio dele, que estão em destaque. Infelizmente, a Gabriela (e muito menos eu), sabe quem criou essa pérola. Mas com certeza foi alguém que veio para cá há pelo menos 6 ou 7 anos atrás!

imagesCA0KC58B“Traga o seu próprio desodorante. Traga o seu próprio café. (esses 2 itens, em cidades como Shanghai, hoje você encontra fácil e de boa qualidade. Mas claro que como boa brasileira sempre trago meu café na mala!) Acostume-se com o cheiro de urina. Sorria, muito. Aprenda a dizer de onde você é (no nosso caso, Baxi.). Entenda que não é rude se alguém perguntar quanto dinheiro você ganha. Ouça música. Leia. Seja paciente. Não beba água da torneira. Tente tudo pelo menos uma vez, especialmente o que você acha nojento, você terá uma boa história pra contar. (uma não… várias!!) Se você é um homem, carregue um maço de cigarros com você e ofereça a qualquer homem que encontrar. Eles provavelmente não vão aceitar, mesmo se eles fumarem, mas vão valorizar esse gesto. (Se você é mulher, lenços de papel, lenço umedecido e gel para mãos é fundamental.)

Tente não pensar em termos de certo ou errado, rude ou educado, sujo ou limpo. Pergunte tantas perguntas quanto você puder. Não fale de política. Coma muito macarrão. Coma muita fruta, mas sempre lave-as. Não seja tímido. Vá ao karaokê. Não fale sobre o Japão. (NUNCA, principalmente nas cidades do Norte!) Se você gosta de jogar basquete, vá jogar com estranhos. Apesar do fato de que os chineses não fazem isso, olhe para os dois lados antes de atravessar a rua. Traga seu próprio fone de ouvido. Traga o seu próprio fio dental (também não precisa mais, já tem aqui.). Nunca pague o primeiro preço que oferecerem. Não faça nada que leve você pra cadeia. Descubra o que pode e o que não pode levá-lo pra cadeia, você vai se surpreender (só um exemplo: dirigir com teor alcoólico acima do permitido são 9 meses de cadeia, sem choro, sem advogado, sem fiança…)

Não enlouqueça quando alguém invadir seu espaço pessoal. Tente não comer comida ocidental, é caro e muitas vezes você não vai ficar satisfeito (outra coisa que Shanghai já superou, mas qualquer lugar há uma hora daqui é suspeito.). Visite a Grande Muralha, o Exército de Terracota, o Palácio de Verão, mas não gaste muito tempo nisso. Se perca. Fique à vontade. Caminhe lentamente. Aprenda a usar os pauzinhos. Compre ou alugue uma bicicleta. Passar dentro e fora do tráfego de carros, evitar táxis e tocar sua campainha para afastar os pedestres do seu caminho vai fazer você se sentir como se fosse um deles (e uma pessoa com o verdadeiro espírito de aventura, eu diria.). Não entre na água. Acostume-se a dormir em uma cama dura.

Não economize “obrigado” quando as pessoas realmente te ajudarem e tente economizar “Sinto muito”, quando você incomodar alguém. Você usar demais só vai fazer eles rirem. Se você aprender a ler os caracteres, aprenda os alimentos em primeiro lugar. Não se preocupe com boas maneiras na mesa. Fale com a boca cheia de comida. Arrote. Beba seu chá fazendo barulho (o mais alto que puder). Vá a uma casa de chá e experimente tantos tipos diferentes de chá quanto desejar.

Você vai querer comprar um monte de porcaria, mas até ao final de sua viagem você vai perceber que a maior parte das coisas que comprou, é uma porcaria (imaginem uma pessoa que está vivendo aqui há anos…). Reserve o dia para não fazer nada. Faça muitas piadas. Não durma muito, os chineses acordam muito cedo e você pode perder muita coisa. Não vá para muitos templos. Se você já viu um, então viu todos.

Mantenha os olhos abertos. Não desanime. Vai ser difícil, mas tente não pensar em casa. Lembre que todo dia você está indo dormir no outro lado do mundo, na civilização mais antiga do mundo. Pergunte a si mesmo perguntas sem respostas e fique satisfeito com isso. Vá empinar pipa. Isso não é só para crianças.”

Depois de ler tudo isso, espero que você não tire a viagem à China, da sua lista de desejos, até porque, estou aqui e terei o maior prazer em te mostrar o caminho das pedras! J 

Zái Jiàn!

22 pensamentos sobre “Como sobreviver na China

  1. Irei pra China entre novembro e dezembro pra mais ou menos 1 mês, tenho que estar em Xangai entre os dias 06 e 09 de dezembro. Não sei nem errar ou por onde começar, o que fazer, questão do dinheiro, passagens, tipo nada mesmo. Preciso muito de sua ajuda pra ter uma viagem no mínimo agradável. Vc pode me ajudar? Pfv. Pretendo ir dia 21/11 é voltar dia 21/12.

    Curtir

    • Olá Pedro,
      No blog tem vários artigos sobre o que fazer aqui em Shanghai. Sobre passagens tem as rotas pela Europa, Emirados ou EUA. Dinheiro é bom trazer dólar e trocar por remembie. E não esqueça que precisa de visto.
      Abraço e boa viagem.

      Curtir

  2. Oi, Christine! Tudo bem?
    Estou tentando planejar uma viagem p China em novembro. Estará muito frio?
    Tenho 12 dias, pensei em fazer Pequim, Xangai e Xi’an. Vc acha que é possível? Vc trabalha como guia? Ou tem algum para indicar em Pequim e Xi’an.
    Vi seu post sobre as Yellow Montains e fiquei com muita vontade também!!rsrs

    Curtir

  3. Oi Christine… Adorei as dicas!
    Eu e meu marido estamos pensando em visitar a China em outubro. Você acha que precisamos ter um guia, ou dá para se virar sozinho falando inglês? Estamos querendo ficar entre 15-20 dias…
    Desde já agradeço!
    Abs

    Curtir

    • Olá Marina,
      Obrigada pela visita.
      Bom, isso é muito pessoal, mas dependendo de onde vc for o inglês não te ajudará muito. O meu espírito aventureiro tem limites (rs) e então acabo optando por um guia quase sempre, ao menos para parte da viagem.
      Mas conheço muita gente que vem e vai desbravando a China e lidando com as situações que aparecem.
      Para ir à Muralha, em Beijing, por exemplo, eu contrataria um guia (até indico um no post que fiz há um ano atrás), pois é longe, cerca de 1:30 da cidade, e ai vc acaba ganhando tempo.
      Em cidades mais distantes como Xi’an e Guilin (não sei se estão no seu roteiro, o guia também pode facilitar…
      Agora vai de vcs ponderarem se querem a viagem com muita ou pouca emoção…rs Pq emoção sempre terá!
      Abraço.

      Curtir

  4. Estou planejando minha viagem pra China, gostaria de saber em sua opinião quais os lugares imperdíveis para uma viagem de 15 dias. Que tipo de passeio devo evitar? e que tipo de moeda devo levar? Obrigada.

    Curtir

    • Oi Clara,
      Tenho esse artigo no Brasileiras Pelo Mundo, que fala de um roteiro básico. Como são 15 dias acho que é interessante.
      http://www.brasileiraspelomundo.com/china-o-que-visitar-em-um-roteiro-turistico-08097174

      Fora isso tem locais imperdíveis aqui, e todos tem postagens no blog: Nanjing, Emei Shan, Le Shan, Guilin…
      Uma coisa é certa: em Beijing você precisa de 4 dias para conhecer o básico. Em Shanghai 4 dias, com um dia indo a Hangzhou, Xi’an 2 dias, Nanjing 3 dias. Mas só vendo o básico mesmo. às vezes vale à pena se estender mais e conhecer mais a fundo.
      E eu nem falei em Hong Kong e Macau… que são fora da China Continental.
      Evitar, realmente não sei. Aqui é seguro e o maior problema é a dificuldade com a lingua. De resto, vá onde vc quiser.
      O Bank of China (somente ele) troca Real para Remembie, mas alerto que as notas precisam estar comletamente perfeitas, nem um rasguinho, vinco ou escrita. O dólar você troca em qualquer casa de câmbio, nos hotéis e qualquer banco.
      Abraço e boa viagem! =]

      Curtir

  5. Adorei o seu post. Parabéns.

    Em julho/16 estarei no Japão e estou programando passar 3 dias completos na China. Nossa grande dúvida é a escolha. Pequim, Xangai ou Hong Kong? O que vc acha?
    Detalhe que estaremos em 17 pessoas e, entre elas, 5 crianças (3, 7, 7, 10 e 10 anos).

    Ajude-nos por favor.

    Obrigado.

    Curtir

    • Olá Marcelo,
      Obrigada pelo contato. Se são somente 3 dias, recomendo de olhos fechados Beijing (Pequim). É lá que está a Muralha, a Cidade Proibida, o Templo do Céu e o Palácio de Verão.
      Tem bastante post no blog sobre Beijing, inclusive um sobre Mutianyu, uma estação da muralha.
      Mas, se fosse vocês pensava em mais 2 dias e viria conhecer Shanghai! hehehe amo essa cidade.
      Agora HK não é China! =]
      Abraço.

      Curtir

      • Olá, obrigado pelas dicas. Acabei de fechar nossas passagens. Vc costuma indicar algum hotel com bom custo-benefício ou seria melhor casa pela Air BNB? Acho que hotel seria melhor, não acha?

        Obrigado mais uma vez.

        Curtir

      • Olá. Que bom! Vcs vão adorar. Bom, airBnb na China pode ser uma surpresa aqui na China. Já vi gente que amou e já vi pessoas que detestaram. É um risco. Eu costumo ficar em Beijing no Novotel, que tem uma estação de metrô na frente. É walking distance da rua que tem os escorpiões e próximo do templo do céu. Mas opções não faltam. Sugiro sempre um hotel de redes internacionais. Abraço e aproveitem Beijing.

        Curtir

  6. Oi Christine, estou amando seus posts! Eu e meu namorado iremos em um casamento de um amigo em Pequim. Ficaremos de 20/01 a 07/02. A princípio ele será nosso guia. Mas pode acontecer vários imprevistos… Vc trabalha como guia? Rsrs.. Ou tem alguma indicação de um guia que fale mandarim-português? Ou até inglês? Não fizemos nosso roteiro ainda, e achamos que 10 dias é muito em Pequim, e vi que o pessoal vai pra Shangai, tem problema viajarmos por dentro do país? É caro? Desde já agradeço! Abraços

    Curtir

    • Olá Adriana,
      Estarei no Brasil nesse período, mas indico de olhos fechados o Xiaowei em Beijing. Contato Xiaowei-
      weiyilun123@126.com
      Ele fala inglês e é muito prestativo com preços justos.
      Se quiser alguém que fale espanhol , principalmente se resolver fazer uma viagem por perto, indico a Irene. Ela tem uma agência em Shanghai, mas atende a China toda. Agora guia em espanhol, sempre é mais caro que em inglês. O website dela é http://www.youlantours.com
      Acho que 4 dias em Beijing é o mínimo para conhecer, como vc tem o casamento, devem sobrar uns 3 dias para viajar. Tem muito lugar maravilhoso para ir por aqui. Aqui no blog tem várias dicas… coloque na busca o nome de cidades que queira conhecer. Abraço e boa viagem!

      Curtir

  7. Aaaaaaaaaaaaaaaaaamei! Moro no Japão e já sei que não posso falar isso…rsrs! Eu não falo inglês, qual a chance de me dar mal por causa disso na China? Quero passar três dia lá mas depois de ver teu blog fiquei um pouco arrasada. Tem tanta coisa pra ver mas esse é o tempo que tenho 😦 As coisas são caras aí? Acho que vou um dia para Muralha e ir para cidade onde estão enterrados os guerreiros. Me aconselha ir de trem ou avião para outra cidade? Por favor, por favor responda. Tô apaixonada pelo teu blog..

    Curtir

    • OI Alcione. Vai passar os memos apuros que no Japão…rs. Poucos falam inglês aqui. E 3 dias para esses dois locais é muito pouco. A muralha é um dia praticamente de visita, ai vc precisa ir de avião para xi’an, acho que são 2 ou 3 horas, e um dia para visitar os Guerreiros. mais chegada e partida… tem que ser 5 dias. Com 3 dias te recomendo ficar em Beijing. A muralha em um dia e sempre sobra tempo para alguma coisinha mais, tipo a pedestrian street onde tem os famosos espetinhos de escorpião.
      No segundo dia, cidade proibida, tian’nan square e Palácio de verão e se der tempo no terceiro, templo do céu.
      Ao menos vc terá realmente conhecido alguma coisa. Vc pode dizer que conhece Beijing…rs
      Abraço e obrigada pela declaração de amor ao blog….rs
      Adoro receber isso!

      Curtir

  8. Pingback: China – O que Visitar em um Roteiro Turístico?

Deixe uma resposta