Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Peônia – a flor ‘oficial’ da China

Esse oficial está entre aspas, pois oficialmente não existe, nos dias de hoje, uma flor oficial. Ufa…

Mas a voz do povo é a voz de Deus! E apesar de poucos acreditarem em Deus por aqui, essa flor é considerada pela cultura popular como a flor da China. Para o chinês, sempre que se fala ‘flor’, a peônia é a imagem que vem à mente, como uma referência.

 imagesCADJIFG3

O cultivo dessa flor é feito a mais de 2 mil anos e também era usada, segundo os registros da Dinastia Han, como erva medicinal. Como flor ornamental há registros que datam da Dinastia Nan Bei e na Dinastia Tang ela recebe o título de ‘rainha das flores’, quando a pedido do Imperador, milhares dela foram plantadas na província de Xi’an. Também há algumas etnias que tem o hábito de plantar algumas em seu jardim, como símbolo de prosperidade.

A peônia é muito usada nas artes plásticas pela sua delicadeza e muitos artistas usam a inscrição 国色天香, que significa ‘beleza nacional e fragrância celestial’. Algumas vezes ela é desenhada junto com outros elementos (flor, árvores, animais), para ampliar a força da sua simbologia. Por exemplo, a peônia junto ao pessegueiro representa riqueza e longevidade.

 ESC006_v

A melhor época para apreciar as peônias é em maio. Apesar de que temos quase todas as flores o ano todo nos mercados.

A peônia, com sua exuberância, incorporam romance e prosperidade, além de serem consideradas nos casamentos como presságio de boa sorte e união feliz!

No final do mês de abril e início de maio, anualmente, há o Festival da Peônia em Luoyang – Luoyang Peony Fair. Essa cidade é na Província de Henan, centro da China. É um dos festivais mais populares naquela região e atrai milhares de chineses e estrangeiros adoradores dessa flor. Além da exposição de peônias há uma série de atividades culturais para os visitantes.

imagesCA95K1UB

Quanto a ser ou não oficializada de fato pelo governo, ainda há muitas controvérsias e discussões entre acadêmicos e governantes chineses. O acadêmico Chen Junyu defende que o país precisa ter sua flor oficial e que essa decisão não pode ser política, mas ressalta que, por conta da própria história chinesa (como já citei no post anterior), ela aparenta ser uma decisão política. E isso acaba dificultando a tomada de decisões.

Bom, mas enquanto eles que estão no poder, não se definem, os chineses estão super orgulhosos da sua flor nacional!

 ponyw

Zái Jian!

Anúncios

Um pensamento sobre “Peônia – a flor ‘oficial’ da China

  1. Pingback: A infindável lista de curiosidades chinesas | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s