Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Peônia – a flor ‘oficial’ da China

Esse oficial está entre aspas, pois oficialmente não existe, nos dias de hoje, uma flor oficial. Ufa…

Mas a voz do povo é a voz de Deus! E apesar de poucos acreditarem em Deus por aqui, essa flor é considerada pela cultura popular como a flor da China. Para o chinês, sempre que se fala ‘flor’, a peônia é a imagem que vem à mente, como uma referência.

 imagesCADJIFG3

O cultivo dessa flor é feito a mais de 2 mil anos e também era usada, segundo os registros da Dinastia Han, como erva medicinal. Como flor ornamental há registros que datam da Dinastia Nan Bei e na Dinastia Tang ela recebe o título de ‘rainha das flores’, quando a pedido do Imperador, milhares dela foram plantadas na província de Xi’an. Também há algumas etnias que tem o hábito de plantar algumas em seu jardim, como símbolo de prosperidade.

A peônia é muito usada nas artes plásticas pela sua delicadeza e muitos artistas usam a inscrição 国色天香, que significa ‘beleza nacional e fragrância celestial’. Algumas vezes ela é desenhada junto com outros elementos (flor, árvores, animais), para ampliar a força da sua simbologia. Por exemplo, a peônia junto ao pessegueiro representa riqueza e longevidade.

 ESC006_v

A melhor época para apreciar as peônias é em maio. Apesar de que temos quase todas as flores o ano todo nos mercados.

A peônia, com sua exuberância, incorporam romance e prosperidade, além de serem consideradas nos casamentos como presságio de boa sorte e união feliz!

No final do mês de abril e início de maio, anualmente, há o Festival da Peônia em Luoyang – Luoyang Peony Fair. Essa cidade é na Província de Henan, centro da China. É um dos festivais mais populares naquela região e atrai milhares de chineses e estrangeiros adoradores dessa flor. Além da exposição de peônias há uma série de atividades culturais para os visitantes.

imagesCA95K1UB

Quanto a ser ou não oficializada de fato pelo governo, ainda há muitas controvérsias e discussões entre acadêmicos e governantes chineses. O acadêmico Chen Junyu defende que o país precisa ter sua flor oficial e que essa decisão não pode ser política, mas ressalta que, por conta da própria história chinesa (como já citei no post anterior), ela aparenta ser uma decisão política. E isso acaba dificultando a tomada de decisões.

Bom, mas enquanto eles que estão no poder, não se definem, os chineses estão super orgulhosos da sua flor nacional!

 ponyw

Zái Jian!

Um pensamento sobre “Peônia – a flor ‘oficial’ da China

  1. Pingback: A infindável lista de curiosidades chinesas | China na minha vida

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.