Blog/China/Compras/viver na China

Tiánzifang – um local super descolado…

Shanghai está cheia de locais pitorescos e badalados, mas para mim um dos mais interessantes e descolados fica na Taikang Lu (Lu é rua em mandarim). O local se chama Tiánzifang

 taikanglumap

Na realidade a rua é uma referência de entrada na ‘antiga vila’, da época dos anos de 1920, que foi revitalizada e transformada num dos locais mais fashionistas de Shanghai. É um local caracterizado por ruas estreitas, restaurantes internacionais, galerias de arte e lojas super interessantes.

 tklu

Os artistas da nova geração Chinesa colocam nas suas obras um pouco de ironia e critica ao regime e à nova posição da China no mundo moderno. Tentam, sem sair dos limites impostos, retratar o choque da nova cultura materialista e de consumo, que ainda luta contra as raízes comunistas. No mínimo é pitoresco!

 tklu1

 tklu4

 tklu3

As lojas vendem desde antiguidades, passando pela moda, bijuterias até os souvenires (mas aqui sempre com um toque irreverente, claro). Hoje também encontramos alguns jovens estilistas lançando suas grifes em pequenas e descoladas boutiques.

mcdonalds

Os cafés e restaurantes espalhados pelas ruelas, com mesas que se misturam, são outro grande atrativo e reúnem milhões de turistas e fotógrafos. Uma das coisas mais comuns nesse lugar é ver pessoas (estrangeiros e chineses) com suas potentes câmeras em punho, fotografando tudo e todos.

Afinal, essa ‘vila’ ainda abriga os seus antigos moradores, que cederam espaço ao comercio, mas continuam com suas roupas penduradas nas janelas, lavando as panelas numa torneira na porta de casa e desfrutando dos espaços comunitários tão comuns nas casas chinesas.

 tklu5

 tkllu2

Dá para imaginar a quantidade de cenas divertidas e ‘non-sense’ com que podemos nos deparar por aqui.

Até a próxima.

6 pensamentos sobre “Tiánzifang – um local super descolado…

  1. Pingback: Turismo em Shanghai de metro. | China na minha vida

  2. Pingback: Shikumen – a habitação típica de Shanghai. | China na minha vida

  3. Pingback: Mais do que um banheiro… | China na minha vida

Deixe uma resposta