Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Os 15 dias de celebração

imagesCAROXWFE

A véspera do Ano Novo é o dia do jantar de família (Tuan Nian Fan): um banquete de mariscos, galinha e outras iguarias. A galinha com cabeça e patas para a prosperidade e ostras secas com algas. Estas algas, com aspecto semelhante a cabelos, chamam-se em chinês “fa cai” e tem o mesmo som da frase “fa cai hao shi” que deseja algo como ‘muito dinheiro e vida tranquila’. Outro prato obrigatório nesse jantar é o peixe, pois tem o mesmo som da palavra abundância. Ambas pronunciam ‘yu’ embora os caracteres sejam diferentes. E isso também vem acompanhado de um desejo para o novo ano ‘nian nian you yu’, que haja abundância. Toda a comida tem de ser preparada antes do Ano Novo, para que todos os objetos cortantes não sejam usados, evitando que a boa sorte seja cortada . Aos mais novos e solteiros, são dados envelopes vermelhos com dinheiro, para lhes desejar um Bom Ano. Estes envelopes podem ser dados antes do Ano Novo, mas só devem ser abertos depois da meia-noite e nunca na presença de quem ofereceu. A refeição é feita em uma mesa circular para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família. As pessoas procuram perdoar as ofensas, esquecer as diferenças e evitar os maus pensamentos. Tudo é comemorado com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade.

 imagesCA8CRRUT

 Após a meia-noite, já no dia da primeira lua, começa a queima de fogos e as felicitações entre os familiares e vizinhos. Votos de abundância de dinheiro (Gong Xi Fa Cai), boa saúde (Sheng Ti Jian Kan) e de realizações pessoais (Xin Xian Shi Cheng) são as expressões mais usuais. Depois destas atividades, mais uma refeição é servida, esta dedicada ao Ano Novo. Depois da ceia presta-se homenagem aos deuses e pede-se a bênção. Durante o dia de Ano Novo há um almoço em família, Ao contrário da refeição da véspera, o almoço é essencialmente vegetariano. Sendo este o dia dedicado a homenagear os Deuses do Céu e da Terra, não é auspicioso comer ou matar animais. O primeiro dia do ano é para se viver em família.

No segundo dia do ano deve-se visitar amigos e familiares e ir aos templos para rezar pelos antepassados. É também o dia de aniversário de todos os cães e presenteá-los com refeições especiais.

O terceiro dia é o Po Kou (Dia da Discórdia), é propenso a conflitos e discussões entre as pessoas, por isso para evitar discórdia, os chineses evitam sair de casa. Outros acreditam que é também o dia do Espírito da Pobreza e ocupam o dia limpando o que acumularam nos dois dias de festa precedentes. Assim, esse espírito é expulso para fora de casa, criando espaço para a entrada de dinheiro nos 12 meses seguintes.

No quarto dia é costume os genros e as noras visitarem os sogros.

No quinto dia da 1ª lua, dá-se as boas vindas ao Deus da Fortuna e é também o dia de voltar ao trabalho.

No sétimo dia é festejado o aniversário de toda a gente (Ren Re), o que significa que ficamos todos 1 ano mais velhos. Tradicionalmente, este aniversário é mais importante do que o dia do próprio nascimento. Antigamente era costume comer uma sopa espessa, à base de sete vegetais. Hoje ela é substituída por uma massa chinesa que representa a longevidade.

No oitavo dia as famílias costumam reunir-se para jantar e, à meia-noite, rezam ao Deus do Céu (Tian Gong).

No nono dia não se deve secar qualquer tipo de roupa ao sol.

No décimo dia comemora-se o nascimento da Mãe ãgua (Shui Po) e não se deve lavar roupa.

imagesCAJU2E28

Depois disso, só haverá a celebração do décimo quinto dia e as comemorações chegam ao fim. É realizado o Festival das Lanternas (Yuan Xiao). Neste dia é costume comer bolos feitos à base de arroz doce e soltar as lanternas que se assemelham aos nossos balões de São João.

Se todo esse ritual é realizado de fato até os dias de hoje realmente não sei. Acredito que na zona rural e nas cidades que ainda não possuem uma forte influencia ocidental ainda haja muito da tradição. Em Shanghai as coisas da tradição se perderam um pouco e o comércio só fecha mesmo no primeiro dia do ano.

E já que estou por aqui, desejo à todos ‘Gong Xi Fa Cai’, ‘Sheng Ti Jian Kan’ e ‘Xin Xian Shi Cheng’!

Feliz ano do Coelho!