Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

MACAU

Se não fossem tantos chineses na rua, eu poderia dizer que estava no Pelourinho em Salvador ou em uma das cidades históricas de Minas Gerais, tamanha a semelhança com Macau.

Para chegar a Macau vindo de HK, usa-se um barco, que dentro até parece um avião, com serviço de bordo e tudo mais. São 45 minutos de travessia e como em HK, passamos pela imigração, carimbamos passaporte, ou seja, mudamos de país, mas teoricamente continuamos na China.

Macau, uma colônia portuguesa, com certeza, mas do outro lado do mundo. É simplesmente incrível!! Como HK, é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China, ela voltou ao governo chinês em 1999, depois de 400 anos de colonização. Mas nada parecido com HK, afinal, nós brasileiros sabemos bem o que é a colonização portuguesa. Na verdade o governo Português até conseguiu oferecer prosperidade ao local, mas as guerras e a revolução cultural de Mao minaram essa onda de prosperidade. Quando o governo chinês retomou os índices de criminalidade e o número de gangues era alarmante. Por ser uma região “livre” o que chamam de “máfia chinesa” fugiu do regime e se estabeleceu em Macau.

Mas não podemos negar que a cidade nos faz sentir em casa, e para quem está do outro lado do mundo é extremamente reconfortante ver uma Avenida da Praia Grande, Alameda da Sé, “pharmacia” popular ou os cartazes escritos em português. Encontrar a igreja da Sé e ler sobre as comemorações para do dia de Nossa Senhora, tudo na nossa língua!

A parte velha da cidade, como já falei, lembra muito as cidades históricas no Brasil. À arquitetura, as cores, restaurantes portugueses… Só não encontrei ninguém que falasse português, nem a dona do restaurante, onde fomos comer. Temos que levar em conta que só passei um dia na cidade, então não tivemos oportunidade de procurar direito, acho. Outra coisa, semelhante à HK é que apesar de todas as características ocidentais, visitamos templos budistas, e as pessoas seguem as tradições chinesas. Mas não há como negar que é o maior reduto católico da Ásia.

A parte nova é um salto para o futuro. Prédios imensos e de uma sofisticação e beleza que realmente nos impressionam. Os cassinos são um capítulo à parte. Na China o jogo é proibido, mas em Macau rola livre e solto. E aqui não é para amador não. É jogo mesmo. Há um estudo que mostra que Macau já ultrapassou Las Vegas em volume de dinheiro de apostas. Dá para acreditar?

E nessa parte da cidade o espírito chinês de grandeza, imensidão, maioridade volta a imperar.

Visitei um Centro Cultural simplesmente maravilhoso! Enorme, claro. As exposições tinham os folders e os banners em chinês, português e inglês. Que delícia!

Descobri que ia ter um show da Marisa Monte 2 dias depois… só que nessa data nós já estaríamos de volta a Chang Chun. Se soubesse teria mudado nossos planos de viagem.

Apesar de não gostar de jogo e cassinos, valeu à pena entrar em um só para ver o luxo, a decoração, a ostentação. No final fica divertido. É um local que gostaria de voltar e poder ficar uns dois dias para explorar.

Macau tem dois monumentos que foram declarados Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. São as Ruínas de São Paulo e o Templo de A-Má. E, além disso, São Paulo, capital, é cidade irmã de Macau.

Bom, já escrevi demais hoje!

Até o próximo!

6 pensamentos sobre “MACAU

1. Pingback: Visita a Macau – uma surpresa com certeza. | China na minha vida

2. Pingback: Patrimônios da Humanidade na China – UNESCO 9 |

3. Christine Olha eu aqui novamente so pra comentar com vc que Goa na India tb ainda eh assustadoramente portuguesa apesar de tt tempo anexada a India – nao eh rica como Macau mas com certeza uma cidade portuguesa . La encontramos pessoas que ainda falam portugueses por tradicao . Esses portugueses foram mesmo sensacionais em suas conquistas Bjs e boa semana Candida