Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

O Trânsito.

Faz um tempinho que quero escrever sobre o trânsito na China. Mas na realidade o que me impede é que nunca sei por onde começar e como terminar esse post.

A coisa é tão maluca, tão caótica, que pela minha experiência, só acredita quem vê. Ao vivo e a cores, sem intermediários. Digo isso, porque quando o Mário veio à primeira vez, em 2004, ele ficou horas no telefone tentando me explicar como era o caos viário em Chang Chun. E sinceramente, eu falava “aham, imagino”, mas no fundo achava que ele estava exagerando um pouco. O Mário de vez em quando dá uma aumentada nas tragédias da vida diária! J

Bom, até o dia que eu vim para a China a primeira vez. Genteeeeee… o que era aquilo! Tudo, mas tudo mesmo o que ele me contou ainda era pouco. Acho que com o acelerador vem uma buzina acoplada. Eles buzinam e apertam o pé, não sei se exatamente nessa ordem e quem está na frente que se movimente e bem rápido!

Cruzamento na China é sempre assim! Foto da net.

 

Se um carro quer virar à esquerda e tem que atravessar pela pista que vem na mão contrária, eles trocam a mão. Assim, as mãos da avenida trocam de lado por umas duas ou três quadras e depois disso tudo volta ao normal. Como se nada tivesse acontecido. Fechar o cruzamento é a coisa mais corriqueira que pode acontecer. E todos param, buzinam e vão tentando sair pelas laterais até o caos completo se instalar. Aí de repente, do nada, tudo volta a funcionar. Simples assim

Se o trânsito está engarrafado, porque não usar a calçada? Afinal pedestre não tem carro. E quem não tem carro tem menos status. Assim, a preferência é do carro. Ou então, entram na garagem de um prédio que tem duas entradas e problema resolvido. Simples assim.

Vocês já repararam quantas vezes eu escrevi esse termo “simples assim” nos posts? É que aqui as coisas são simples mesmo, para eles, claro! Eles tem solução para tudo e se não tem dão um jeito de mudar o rumo e fazer diferente.

Ok, em Shanghai, uma cidade internacional, cosmopolita, moderna (e depois de 5 anos da minha primeira visita à China), as coisas são um pouco melhores, ou menos piores… Não consigo decidir.

O fato é que realmente o sistema viário melhorou muito nesses últimos anos, por mais que as pessoas que cheguem aqui pela primeira vez não acreditem. Algumas regras foram criadas, apesar de serem completamente sem sentido e sem senso de lógica para nós.

Mas amanhã eu continuo, falando um pouquinho mais desse assunto tão pitoresco!

Até!

 

 

 

3 pensamentos sobre “O Trânsito.

  1. Oi Christine
    Em 2011, em Beijing e em Shanghai não achei o trânsito muito caótico não. Mas em Xian e principalmente em Nantong o trânsito era bem parecido com o que você relata aqui. Eles iam falando no celular, sem cinto de segurança, devagar e buzinado e conseguiam passar, às vezes muito perto dos outros carros. Era a lei do mais forte. E o interessante é que eles não parecem se estressar muito com isso.
    Eles realmente estacionam em qualquer lugar (inclusive na calçada), não dão preferência ao pedestre (mesmo na faixa) e avançam o sinal vermelho com frequência mas, sinceramente, isso ocorre aqui em Belém também. E muito! Aliás, até contra-mão está se tornando uma coisa comum aqui.
    Esse negócio de moto-taxi (acho um absurdo!), lotação (!!!) e cada vez mais carros sem que a estrutura viária e a fiscalização melhore está nos fazendo regredir. Metrô??? Nem pensar… dizem ser “impossível”…
    Já vi notícias de engarrafamentos que duram dias por aí. Mas os pais da minha namorada, que moram em São Paulo, já me disseram que passaram 6 horas no engarrafamento para voltar do aeroporto, o que também não é nem um pouco razoável…
    Acho que a diferença básica é que, como você diz, eles estão no caminho da melhora e nós… da piora.
    Abraço

    Curtir

    • Arborizo,
      Dependendo por onde vc anda em Shanghai ou Beijing, vc tem aza impressão que o trânsito é só intenso… Mas não se engane…rs
      Claro que comparado com as cidades mais de interior as coisas ganham projeções estratosfericas….rs a maioria das coisas que relatei são da nossa experiência em Chang Chun!
      Abraço

      Curtir

  2. Prefiro estar longe desse caos…aqui já vivo perigosamente…kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Isso q como vc diz houve melhoras…imagine antes…tô fora!
    beijuss

    Curtir

Deixe uma resposta