Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Pijamas.

Fico pensando se um dia as coisas vão realmente mudar aqui na China. Não digo a questão econômica ou o progresso galopante. Mas sim os hábitos e costumes enraizados por décadas e até séculos.

O pijama é uma desses costumes que parece que nem por decreto vão conseguir mudar. Sim, decreto, porque desde 2008, com as olimpíadas acontecendo e a Expo 2010 a caminho em Shanghai, o governo tenta coibir o uso de pijamas nas ruas, “chamando” as pessoas que são encontradas usando para uma conversa de esclarecimento. Eles temem que esse hábito, muito comum em Shanghai, mas que pode ser visto em outros lugares na China, passe uma imagem negativa para os estrangeiros.

Mas o fato é que o povo adora sair de pijama (e alguns ainda usam as pantufas também!). Pode ser para passear com o cachorro, levar o bebê no parque, ir ao supermercado ou até mesmo trabalhar, principalmente nos pequenos comércios dos bairros de subúrbio. E a coisa toda acontece na maior naturalidade.

pijamased

Duas primeiras fotos são da net, a terceira é da Liliane e a úktima da Cris.

Existem algumas teorias para esse costume. Uma delas é que durante os anos de Revolução, a privacidade foi completamente tolhida e tudo era comum, o “socialismo da individualidade”. A outra foi que nesse mesmo período os camponeses invadiram a rica e prospera Shanghai, com seus hábitos não tão “civilizados”. E também já ouvi, mas não sei até que ponto é verdade, que seria um sinal de status, já que na época da grande fome e no auge da Revolução Cultural, só poderia ter uma roupa especial para dormir quem tivesse algum tipo de posse.

Seja qual for o motivo, ter pijama e desfilar com eles pelas ruas é o máximo! E nos centros comerciais chineses, as lojas que vendem o traje capricham na divulgação. Desde oncinhas até Hello Kitty, cobertas com os laços e as rendas, há de tudo um pouco. Os homens já são mais discretos e ficam no tradicional.

pijamaed1

Agora, o fato é que depois disso tudo, a coisa mais difícil por aqui é comprar um pijama “normal”, básico, de uma cor só! J

Nesse post tem as fotos de mais uma colabora do blog, Cristina Lasaponara, que vive em Zhangjiagang, uma pequena cidade à uma hora e meia de Shanghai. E ela nunca me deixa mentir! J Como vive numa cidade realmente chinesa, sempre adiciona alguma informação nos seus comentários que ilustram o assunto do dia! Valeu, Cris.

pi

Essa foto é fresquinha, com os filhos da Cristna num supermercado em Zhangjiagang.

Agora vou colocar o meu pijama e ir dormir, porque nosso domingo já foi!

Até o próximo.

5 pensamentos sobre “Pijamas.

  1. Pingback: Pijama chinês – indispensável para um passeio… | China na minha vida

  2. Pingback: Como se esquentar no inverno chinês. | China na minha vida

  3. Chris… Adorei essa história do pijama… Como seria bom poder sair aqui em Ipanema pra levar a cachorra na rua vestida num confortável pijama! Acho que eles não devem e não têm que deixar o costume. Quem for lá é que tem que aceitar e babar de inveja! Olha que um pijaminho “fashion” pega bem além de ser super confortável. Se essa moda pega aqui vou aderir logo!
    bjs

    Curtir

    • hehehe… no final todo mundo fica com inveja do despojamento do Chinês Regina. hehehe
      Uma proma que mora em Londres me falou que qdo ela for me visitar, vai comprar um pijama bem no estilão chines e sair andando e ser feliz….hehehehe.
      Beijo

      Curtir

Deixe uma resposta