Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Bebês chineses.

Outro dia escrevi sobre as fraldas (ou melhor, a falta delas!) só que depois, quando encontrava um bebe na rua, minha consciência pesou! J

Passei uma imagem de caos e falta de higiene que é real, eu sei, mas não é justa com os bebes. Afinal eles não entendem e não escolhem. Simplesmente é isso que é colocado como certo para eles e ponto. Precisava mostrar o lado bom da coisa, porque sempre tem. Por mais esforço que seja necessário fazer para enxergar.

Bom, os bebes chineses são as coisas mais fofas que já vi. Não dá para dizer que são feios ou bonitos: são fofos, especiais. Carinha redonda, os olhinhos puxados, mas quase fechados e no inverno, em especial, as bochechas são tão vermelhas que parecem que foram pintadas.

Quando são recém nascidos eles andam tão amarrados e cheios de roupas que acho que dá para colocá-los em pé, impossível dobrar. Depois de maiorzinhos parecem uns robozinhos, de tanta roupa. Me disseram que os chineses acreditam que as crianças sentem mais frio que os adultos. E dá-lhe roupa, luva, gorro (e o bumbum de fora… rs).

E os cabelos? A maioria nasce com o cabelo preto e super espetado. Parecem que levaram um susto! O duro é que aqui existe o hábito de raspar a cabeça do bebe, não importando se é menino ou menina. Já vi meninas que deveriam ter uns 3 anos, com a cabecinha raspada. Fora os cortes excêntricos também. Mais uma vez eles sofrem pelos hábitos dos pais e avós.

babies

Como já havia citado aqui, quando as crianças nascem, quem cuida são os avós. E na maioria das vezes os paternos. Mais um fato estranho para nós que, por mais que alguém ajude, mãe é mãe, sem discussão.

Mas é costume mesmo. E quando vou ao hospital ou mesmo num parque, a maioria das crianças estão na companhia deles.

Bom, pelo menos agora vocês podem ter uma imagem positiva das “fofuras” chinesas! J

3 pensamentos sobre “Bebês chineses.

Deixe uma resposta