Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Banheiros.

Os banheiros na China são uma aventura à parte. Principalmente há 6 anos atrás quando estávamos chegando por aqui.

Fazendo um parêntese necessário, vocês não têm noção do que a China cresceu e mudou nesse período. Hábitos de consumo e educação, construções. Tudo. Shanghai e Beijing, sem sombra de dúvidas, foram as cidades mais beneficiadas com isso e, em consequência, mais abertas ao novo.

Bom, quando cheguei a Chang Chun pela primeira vez e precisei usar um banheiro de shopping, quase tive um chilique. Como uso isso? E no verão ainda usamos poucas roupas, mais leves. E no inverno? Com aquele monte de casacos, segunda peles, luva, cachecol?

Mas o fato é que não tem jeito. Ou você encara ou encara, no meu caso é assim, não dá para esperar voltar para casa. Se bem que, como tantos outros, esse foi um conceito que tive que mudar ao longo dos últimos anos. J

Em Shanghai a coisa não é tão difícil assim, principalmente no nosso reduto. Esse fato é outro que fica sendo repetitivo em todos os posts: a diferença entre Shanghai, em especial nas áreas para estrangeiros e turistas, e o resto da China.

Fora a questão prática do uso, eles são muito sujos, papel higiênico nem pensar (lenço de papel e gel para mãos são itens obrigatórios na bolsa, mais que em qualquer outro lugar). Reparem numa das fotos um banheiro público e comunitário. Essa foto foi a Liliane que me passou e eu nunca tinha visto absurdo maior!

Bath1

Agora, temos que concordar que para eles é muito fácil usar o sanitário de cócoras. Essa é a posição mais comum por aqui. Se estiverem esperando o ônibus, esperam agachados. Se estiverem parados na rua conversando em grupo, estão agachados. Ou usam minúsculos banquinhos.

E no final, se fossem limpos como o da Expo, realmente é muito mais higiênico em se tratando de banheiros públicos.

Agora, quando eles resolvem fazer banheiros ocidentais, eles capricham. Alguém já sentou num trono?rs

bath

Quando abri a porta de banheiro, saquei o celular da bolsa. Até porque ninguém ia acreditar quando eu contasse, principalmente os homens que não iam poder entrar no banheiro… Nem na Disney podia ter imaginado isso. Será que eles também usam a palavra “trono” para nomear a privada? J

As fotos de hoje são minhas, da Cida e da Liliane, mais uma colaboradora e tanto do blog. Valeu meninas!

Mentiàn Tiàn.

6 pensamentos sobre “Banheiros.

  1. Oi Christine
    Também tive insólitas experiências com banheiros públicos chineses. As mais “interessantes” foram nos banheiros das rodoviárias de Shanghai e de Nantong. Conto lá no meu blog:(http://meusplanosdeviagem.wordpress.com/2011/06/11/negocios-da-china/) e (http://meusplanosdeviagem.wordpress.com/2011/06/13/as-luzes-de-shanghai/).
    Se os banheiros de rodoviária não são os melhores, ao menos são os mais memoráveis. Ainda mais quando é na China!
    Abraço

    Curtir

  2. Lembro da 1 vez que precisei usar o banheiro. Foi no supermercado e da mesma rapidez de entrei eu sai. Impossivel de usar. Mais com a pratica aprendemos a arregaçar a calca, prender a respiração, ficar de cócoras, levar papel , paninho umedecido e alcool. Kit indispensal kkkkkk

    Curtir

  3. NOssa, vi cada banheiro na China rsrsrs, e alem de sujo, as mulheres usam com a porta aberta, sem a menor vergonha… uma no aerporto de Chengdu usou a mala pra manter a porta aberta rsrsrsrs… dificil de acostumar….
    beijo!!!

    Curtir

Deixe uma resposta