Blog/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Acupuntura e equilíbrio

Desde 2004, no mesmo momento em que a vida na China começou a fazer parte do cotidiano da minha família, descobri a acupuntura. Meio que por necessidade, desespero e casualidade, cada qual com sua devida porcentagem.

Há muito tempo, já não sabia o que mais fazer com a bendita TPM e quando o Mário teve que mudar para a China, literalmente do outro lado do mundo, tudo piorou. Cheguei ao ponto de me olhar no espelho e brigar comigo mesma.

27252-acupuntura-pro-o-tao-e-o-equilibrio-energtico

No meio dessa confusão física e emocional, lendo um jornal de domingo, deparei com um anuncio indicando a acupuntura para uma série de coisas, entre elas a TPM. Na segunda liguei e marquei a primeira consulta, ou melhor, a primeira sessão de choro convulsivo. A chinesa que me atendeu não sabia o que fazer, quase chorou comigo sem entender o porquê.

Comecei fazendo 3 vezes por semana, depois passei para 2 e em 3 meses já estava indo somente 1 vez por semana. E o mais incrível, não sabia mais o que era TPM, fiquei até um pouco desconfiada, sem saber como aqueles sintomas horríveis poderiam ter sumido assim, só com umas agulhas colocadas aqui e ali! Pessoas que conviviam comigo há muito tempo, incluindo meus filhos, não acreditavam nas minhas reações. Sempre tinha sido uma pessoa explosiva, que tudo era motivo de desespero, de gritaria e discussões. Passei a ser mais calma, condescendente, menos impulsiva e ansiosa.

A acupuntura busca encontrar o equilíbrio no funcionamento do seu corpo. A energia deve fluir de maneira que todo o seu organismo se beneficie. Ao colocar uma agulha num determinado ponto, de acordo com a reação do corpo, em relação à dor ou sensibilidade, por exemplo, o médico pode perceber se há algo errado com seu equilíbrio emocional e/ou biológico (que no final sempre andam de mãos dadas, querendo você ou não!).

Depois de 6 anos, fazendo religiosamente uma sessão por semana, sou uma defensora ferrenha dessa terapia. Podia ter parado depois de um tempo, mas nunca quis. Cada sessão é para mim um momento só meu, exclusivo, para relaxar, meditar muitas vezes, outras somente dormir! Pouquíssimas vezes depois de a acupuntura ter entrado na minha rotina tive que tomar remédios para dor, resfriados etc.

acupuntura

Muitos me perguntam se dói. Não, geralmente não. Quando um ponto dói muito é porque justamente a energia não está fluindo ali, tem haver com algum órgão interno que não está funcionando corretamente, provavelmente por um estímulo emocional de raiva contida, estresse, tristeza etc. E a dor não é da agulhada. É como se fosse uma pressão, uma dor muscular na área ao redor da agulha.

Se você nunca tentou, experimente. Garanto que vale à pena!

Anúncios

9 pensamentos sobre “Acupuntura e equilíbrio

  1. Pingback: Tradicional Medicina Chinesa (TCM) | China na minha vida

  2. Olá! Estou viajando para a China no próximo mês e estou adorando seu blog! Você teria indicação de casa de massagens/acupuntura em Beijin? Pelo que li questão de dois meses você sentiu a diferença, mas em uma seção já se sente? E por favor! indicação do acupunturista do Brasil! Tenho muito interesse e sempre quis visitar! Obrigada!

    Curtir

    • OI Ana Flávia.
      Obrigada pela visita.
      E tenho certeza que você vai se surpreender com a China.
      Em Beijing eu já fui várias vezes, mas sempre como turista…rs Não conheço muito bem a cidade real. Mas posso te indicar o Dragoon Fly http://www.dragonfly.net.cn/eng/welcome-to-dragonfly-retreats.html
      Uma rede de SPAs que possui espaços em várias cidades da China. Aqui em Shanghai é meu preferido, pois acredito ser o melhor custo/benefício. Não é barato, mas não é absurdo o preço. O local é bonito, limpo e super zen! =]
      Se vier a Shanghai, entre em contato e boa viagem!

      Curtir

  3. Chris me passa a sua indicacao? Estava querendo tentar mas gostaria de uma indicacao como essa…É em Shanghai?….obrigada pelo incentivo tb….bjs

    Curtir

  4. Chris, adoro a acupuntura. Acho um tratamento super válido e funciona mesmo! Deveria voltar a fazer e acho que vou procurar por aqui, em Manila! Valeu! Você me incentivou! =)

    Curtir

    • Que nada Cleber, te passo por email o tel e endereço do Dr. Veiga, pois na realidade só fiquei com a Chinesa 2 meses. Depois encontrei esse médico que virou amigo, e os 4 anos seguintes, foi com ele que me tratei. Beijo.

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s