Blog/Viagens/viver na China

Como tudo começou.

bund

Eu sempre falo que se antes de 2004, se me dessem um cartão de crédito sem limites, para passar uma temporada em qualquer lugar do mundo, eu nunca escolheria vir para a China.

Só para reforçar o que ouvimos desde criança: nunca diga nunca!

Um dia, no início de 2004, tenho a cena gravada na minha memória como se fosse hoje, meu marido e eu, estávamos saindo do prédio em que morávamos no Brasil e ao abrir o portão para a rua, ele parou, olhou para mim e disse: “se eu arrumasse um emprego na China, por um período de alguns meses, você se incomodaria se eu fosse?” Respondi na hora: “claro que não! Se você tiver uma chance lá, não dá para desperdiçar.” Mas no fundo nunca coloquei muita fé nisso…

Passado um tempo, ele continuava a manter contato com o amigo no outro lado do mundo, mas ainda nada de concreto. Numa bucólica noite de domingo, saímos para andar um pouco pelo bairro, coisa que amamos fazer, quando o celular dele toca. Era o amigo perguntando se ele podia embarcar em 10 ou 15 dias, não me lembro. Mas essa cena, o lugar onde paramos para atender ao telefone, também está vivo na minha memória como se tivesse acontecido há minutos atrás.

A partir daí, nossas vidas se transformaram de uma maneira que jamais havíamos nem sequer sonhado. Os poucos meses foram se tornando anos. Ponte aérea Brasil-China, para nós era fichinha! Não foi fácil, mas também não foi insuportável… Temos boas histórias para contar! Foram 4 anos nessa vida, pois a cidade em que ele morava, Chang Chun, era inabitável (mas sobre isso conto um outro dia) e como era só por mais alguns meses ( a cada 6 meses, ficava por só mais 6…) achamos que dava para levar.

Até que em 2008, ele recebeu a proposta de mudar para Shanghai que, para quem conhece Chang Chun, é o paraíso na terra! Viemos de mala, cuia e filhos em janeiro de 2009.

Bom, agora que vocês já sabem como chegamos por aqui posso começar a falar das aventuras, das experiências e das peculiaridades de se morar na China.

Abraço!

5 pensamentos sobre “Como tudo começou.

  1. Pingback: Primeira impressão da China... Meu Deus!!! - China na minha vida

  2. Conheci a China em 2008 e lá também conheci o homem que seria meu futuro marido. Casamos em 2011 e então começou essa ponte aérea com 6 meses de casamento, que foi um surto para mim rs. Hoje, 2013, estamos indo de mudança para a China e farei de você minha conselheira rs.

    Curtir

  3. Cara, vou ler todo o seu blog; desde aqui do começo.
    Acho que em uma semana lerei tudo!
    Adoro a cultura chinesa. Estudo mandarim há dois anos mais ou menos.
    Ir para a China? Talvez, mas deixar de ler sobre? Nunca! xD

    Curtir

Deixe uma resposta