China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

A flor de lótus na cultura chinesa

A flor de Lótus – Lianhua 莲花, é uma planta de água doce, que originalmente veio da Índia, e também faz parte da dieta chinesa. Na verdade, toda a planta – das flores às raízes – é comestível.

lotus-and-koi

E foi esse fator que me levou a pesquisar sobre a flor. Outro dia meu motorista me deu algumas flores fechadas e disse que era para eu comer a semente, que era muito bom para a pele.

Na realidade não encontrei nada a respeito dessa propriedade rejuvenescedora da lótus, mas ela realmente é uma iguaria da culinária chinesa.

A lotus que ganhei.

A lotus que ganhei.

Sobre a flor

As flores na China são outro capítulo à parte. E a flor de lótus é uma das dez espécies mais famosas na China. Ela cresce em pântanos lamacentos, mas se abre acima da superfície para florescer com notável beleza. Uma flor requintada em tamanho, brilhante na cor, aroma perfumado e extremamente adaptável. À noite, ela se fecha e afunda no lodo (subaquática); ao amanhecer ‘levanta-se’ e abre-se novamente permanecendo intocada por eventuais impurezas. A flor de lótus simboliza a pureza do coração e da mente e representa a vida longa, humildade, honra e tranqüilidade.

Nelumbo_nucifera-Kyoto

Há um ditado popular que diz: ‘Seja puro como a lótus, forte como a ameixa e nobre como o jade.’

A pureza da lótus é justamente por sair intacta do meio do lodo, o que a torna símbolo de superar adversidades e se manter pura, limpa.

O povo chinês tem um carinho e respeito pelo lótus. Tanto na literatura, quanto na música, dança e na arte gráfica ela é  material de inspiração, um padrão. Além de design comum em várias decorações arquitetônicas, esculturas e utensílios diários.

Na culinária e medicina chinesa

As plantas são colhidas a partir do fim do verão ao outono e irão para as cozinhas chinesas como ingredientes principais de pratos suculentos, ou nas prateleiras das farmácias, como parte dos remédios naturais da medicina tradicional chinesa (TCM).

As sementes frescas (Lianzi 莲子) do lótus podem ser comidos crú, enquanto o verde, broto amargo, é removido. Este broto, ou “coração” (Lianzi xīn 莲子 心), é utilizado como ingrediente na medicina tradicional chinesa em medicamentos para o coração e pressão arterial.

As sementes de lótus também podem se transformar numa pasta doce usada para rechear doces.

O chá de lótus (Lianhua Chá 莲花 茶) também é bastante consumido.

Folha e Flor

A culinária chinesa também usa as flores mergulhadas numa mistura de ovo e farinha, frita e passada no açúcar. Também são usados ​​para decorar pratos.

As grandes folhas verdes da planta de lótus são perfeitas para cozinhar. Arroz pode ser envolvido nas folhas e cozido no vapor em cestas de bambu. Ele fica levemente verde e perfumado.

Um outro prato bem popular é o frango envolto em folhas de lótus conhecido como “galinha de mendigo” ( 叫化 鸡 Jiao huà ji – tradução literal). Há muitas versões da receita e como ela foi inventada- mas a idéia é que o prato pode ser preparado na estrada sem necessidade de equipamentos especiais ou mesmo uma cozinha!

download (1)

Basicamente a receita é  um frango inteiro recheado com legumes. pincela o topo do frango com uma mistura de molho de soja e vinagre de arroz e envolva em folhas de lótus. Cubra com argila úmida e asse na brasa.

Mas para fazermos em casa mesmo, acho que um bom papel alumínio e nosso forno comum poderiam substituir a tal argila e a brasa, não é?  Deve ser bom, vou experimentar e depois conto aqui.

Raiz

Se flores e folhas de lótus são muito exóticos, tente usar a raiz que, tecnicamente, é um tubérculo. A raiz de lótus se assemelha a uma grande batata. Quando você descascar, vai encontrar um núcleo crocante e cheio de buracos, que aqui dizem que se assemelha a uma renda.

images (2)

Elas podem ser lavadas, descascadas, cortadas e fritas rapidamente com nada mais do que o sal. Também são comuns como um aperitivo frio em restaurantes chineses.

JaRenkonLotus11R

De acordo com os chineses, a raiz de lótus ajuda a purificar os pulmões e ajuda na digestão.

Curiosidades, superstições e crenças

  • A importância de lótus vem de budismo e é uma das oito preciosidades no budismo. O lótus (蓮花, Hua Lian) é conhecida como flor do cavalheiro, porque ela cresce para fora da lama, pura e sem mácula. Com um homem indica que ele é ou um budista ou ligado ao budismo. Com uma mulher é um desejo que ela seja pura e respeitada.
  • Existem várias imagens de Buda sentados em folhas de lótus.
Buda de

Buda de prata sentado na flor de Lótus. Jin’an Temple – Shanghai.

  • Todo dia 8 é dia de lótus.
  • No budismo, o lótus simboliza:
  1. Aquele que sai da lama mas não se imunda
  2. Pureza
  3. Frutas, flores e caule do lótus = passado, presente e futuro.
  • Caracteres

蓮 (Lián) – lotus, soa semelhante a

聯 (Lián) – par ,

戀 (Liàn) significa ‘amor’ e

廉 (Lián) – modéstia.

  • Lótus representada com a flor, uma folha e broto = união completa.
  • Um menino com uma carpa (yu) ao lado de uma flor de lótus (lián) = abundância (yu) ano após ano (lián).
  • Duas flores de lótus juntas = desejo de harmonia.
  • A lótus (que representa uma menina) e um peixe (simbolizando um menino) = amor.
  • Flor de lótus vermelha simboliza os órgãos genitais femininos. As cortesãs no passado eram muitas vezes chamadas de “lótus vermelha”.

Flor-de-lótus-cor-vermelha

Bom, mas como disse, sobre rejuvenescimento não encontrei quase nada… Apesar de ter comido as sementes, que não tem gosto de nada assim em natura.

Quando estava procurando fotos para o post, encontrei esse artigo que fala do rejuvenescimento (oba, não foi em vão que comi as sementes…) e outras coisas interessantes.

Vou tentar fazer o frango… rs

Zài Jiàn!

19 pensamentos sobre “A flor de lótus na cultura chinesa

  1. Pingback: As ervas da Tradicional Medicina Chinesa – TCM | China na minha vida

  2. Pingback: Guilin – curiosidades de uma turista na China | China na minha vida

  3. Querida Christine,

    Tudo o que publica é muito bom. Eu sou ainda um aprendiz e percebi que posso aprender muito com você… Cheguei há China ainda não fez três anos, mas estudo com muito afinco… sempre que eu achar que alguma coisa pode ser interessante eu digo… tenho viajado pela China… quando quiser vir até Guangzhou teria muito gosto em conhecê-la e mostrar um pouco do que conheço aqui. Sou professora numa Universidade e também vou com frequência a Macau…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: A flor de lótus na cultura chinesa | Cosmopolitan Girl

  5. Gosto imenso do blog. Vivo na China, em Guangzhou. Sou uma admiradora da cultura chinesa, que estudo com muita vontade e prazer… Vou passar por aqui mais vezes. Obrigada…

    Curtir

    • Olá Deolinda!
      Muito obrigada. Você não imagina como fico feliz quando alguém que vive ou viveu aqui, segue e elogia o blog! Me mostra que estou no caminho certo. Ao menos tento! hehehe.
      E como admiradora da cultura, se quiser colaborar, com ideias, sugestões ou mesmo alguma experiência, entre em contato inbox. Adoro colaboradores e sem eles também não conseguiria dar conta de manter esse blog e as mídias sociais que complementam ele no ar!
      Tudo de bom!
      Abraço.

      Curtir

  6. oi!
    como sempre um post super interessante, ainda mais vc vivenciando a situação!
    alem de significar a pureza, eu não conhecia mais nada a respeito!
    quanto ao fazer o frango, com certeza de ser bem interessante! conte depois!
    beijo grande para vc e familia!……………olhou o email que mandei?

    Curtir

Deixe uma resposta